Em agosto de 2011, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, o Instituto Lina Galvani e a Conservação Internacional (CI-Brasil) assumiram o compromisso de apoiar a restauração das Áreas de Preservação Permanente degradadas do município, por meio da campanha LEM APP 100% Legal. Desde então, ações relacionadas à restauração de APPs, educação ambiental e coleta de sementes por comunidades locais vêm sendo desenvolvidas.

Neste primeiro ano da campanha, já podem ser comemorados alguns resultados bastante positivos. Foram 67,17 hectares de APPs recuperadas e 8 produtores rurais que aderiram à campanha. O Curso de Restauração Ecológica de Áreas Degradadas capacitou 33 agentes multiplicadores, em 3 módulos. O Festival das Sementes, projeto de educação ambiental, envolveu três escolas – sendo duas rurais -, 900 alunos e capacitou 37 professores nas oficinas de arte-educação ambiental. A Rede Coletora de Sementes fechou o período com 47 integrantes de 6 comunidades diferentes, que forneceram 900 kg de sementes, totalizando uma renda de R$ 28.754 ou uma média de R$ 625 por coletor. 

Integrantes da Rede Coletora durante a pesagem de sementes - mar/2012

Diante deste cenário e considerando que algumas ações ainda precisam ser desenvolvidas para que a ideia de valorização e conservação do Cerrado seja absorvida e colocada em prática pela comunidade local, a CI renovou contrato com o ILG, que continuará à frente da execução do Programa.

Para João Santana, Coordenador do ILG em LEM, o Programa APP 100% Legal representa uma iniciativa inovadora que congrega esforços de todos os setores da sociedade. “As ações iniciadas apontam para possíveis avanços socioambientais na região, como pagamento por serviços ecossistêmicos, formação de corredores ecológicos entre áreas protegidas e geração de empregos verdes na região oeste da Bahia”, conclui, ressaltando a importância de sua continuidade.

Assista ao vídeo da campanha, aqui.