Melhores momentos da 1ª Feira da Rede Social de Angico - ago/2015

Melhores momentos da 1ª Feira da Rede Social de Angico – ago/2015

Um final de semana emocionante. Essa talvez seja a melhor definição para o que aconteceu nos dias 8 e 9 de agosto para a comunidade de Angico dos Dias. Uma data que, com certeza, ficará marcada na lembrança de seus moradores. O clima de encontro, alegria e realização tomou conta da Praça São José durante a realização da 1ª Feira da Rede Social de Angico, um evento idealizado e produzido pela própria comunidade, com o apoio do ILG, das empresas Galvani e MPC e da Prefeitura Municipal de Campo Alegre de Lourdes.

As dezenas de pessoas que compareceram ao evento puderam ter um panorama geral das iniciativas que a Rede Social de Angico, Peixes e Região vem desenvolvendo na localidade, contribuindo para importantes transformações da realidade local. Nos stands dispostos na Praça, os grupos do projeto de geração de renda apresentaram, com orgulho, seus produtos, como os vegetais e hortaliças da Horta Esperança, os quitutes do Doce como o Sertão, o lindo artesanato do Flor do Sertão.

Também não ficou de fora a turma do Diversão Não Tem Idade, com demonstrações de ginástica laboral e espaço para quem desejasse medir a pressão arterial. Os membros do projeto de Incentivo à Leitura prepararam uma apresentação especial para os pais; os articuladores do grupo de coleta seletiva fizeram um trabalho de conscientização e orientação sobre o descarte de lixo; e o pessoal do Resgate Cultural lembrou da importância de preservar as tradições locais.

E teve mais! Além dos stands, a Praça entrou em clima de festa com apresentações musicais, contação de histórias, desfiles e, claro, a alegria da comunidade de Angico dos Dias e dos diversos visitantes de outras localidades, além de representantes da Prefeitura Municipal de Campo Alegre de Lourdes (confira AQUI a entrevista que fizemos com Ana Maria Rubem de Macêdo, Assessora de Comunicação do município)

“Para mim, o mais importante foi ver o sorriso no rosto de todo mundo, tanto de quem se esforçou na organização do evento quando da comunidade que estava participando”, diz Sergio Kuroda, Gerente de Desenvolvimento Comunitário do Instituto Lina Galvani. “Para uma primeira edição, superou todas as expectativas. E, agora, é trabalhar para aprimorar e, quem sabe até o final do ano, realizar outro encontro como esse”, completa.

Segundo José Filho, representante do ILG na comunidade e membro da equipe de organização da feira, tudo ocorreu conforme o esperado. “Os grupos sócio-produtivos ficaram muito contentes em mostrar seu trabalho a tanta gente e é muito gratificante ver que as iniciativas que apoiamos estão dando certo”, diz.


 

O que você achou?

Selecionamos cinco depoimentos colhidos pelo programa Cultivar durante a realização da 1ª Feira da Rede Social de Angico. Confira o que eles disseram:

Realmente, o que estamos vendo hoje deve ser uma inspiração para as demais comunidades do estado da Bahia. Angico dos Dias está dando um exemplo, e eu levo para Caracol essa boa impressão e a certeza do que pode ser feito através de uma Rede Social.”

Aristides Dias, morador de Caracol

 “É um prazer enorme estar aqui e participar desse evento. Gostaria de parabenizar o grupo pela iniciativa, por essa ideia que traz muitos benefícios para a comunidade. A Feira deve ser bem divulgada para que outras comunidades possam adotar a ideia que traz, com certeza, muitos bons resultados para a comunidade, o município e a população de um modo geral.”

Valdineide Boson Almeida Santos, Secretária de Educação de Campo Alegre de Lourdes

“Quero parabenizar a comunidade de Angico pela iniciativa. Espero que outras comunidades se espelhem e se inspirem com os moradores e a comunidade de Angico para que aconteça em outras localidades. Sem dúvida alguma, se a primeira já foi assim, a segunda vai ser muito melhor! Parabéns!”

Maria Ilma Lacerda, Secretária de Ação Social e Combate à Pobreza de Campo Alegre de Lourdes

 “A Feira está sendo um sucesso! Não esperávamos tanta gente vindo prestigiar nosso trabalho. A gente fez com todo carinho, teve tanto trabalho, então é muito bom mostrar como a gente vem desenvolvendo os projetos e ver que eles estão sendo bem aceitos pela comunidade.”

Rosa Maria da Rosa da Mata, membro do grupo Horta Esperança

“Fiquei bastante emocionado com o que vi aqui. Porque essa é, de fato, a missão do ILG. A gente tem essa parceria com a comunidade e, quando nos damos conta dessas realizações, ficamos muito felizes ao perceber que estamos construindo um caminho muito bonito aqui em Angico dos Dias.”

Sergio Kuroda, Gerente de Desenvolvimento Comunitário do Instituto Lina Galvani