Lina Galvani_foto Sara De Santis_190

Gerar reflexões sobre a qualidade do relacionamento entre empresas, institutos e comunidades e ampliar a prática do diálogo entre esses atores. Foi com esses objetivos principais que o Instituto Lina Galvani, em parceria com o Bloco Brasil da RedEAmerica, realizou a segunda edição do evento “Desenvolvimento de Comunidades Impactadas por Grandes Empreendimentos – Diálogos, Reflexões e Perspectivas”.  O encontro aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro, em São Paulo, e contou com a participação de cerca de 50 convidados, entre representantes de empresas, institutos empresariais, consultores, pesquisadores e lideranças comunitárias.

A edição de 2015, além de aprofundar as discussões dos principais temas que surgiram em 2013 – quando o evento aconteceu pela primeira vez –, também teve como diferencial a presença de lideranças comunitárias de diferentes localidades do país que sediam unidades das empresas COIMEX, Galvani, Holcim, Natura e Votorantim.  Essas lideranças participaram de um pré-evento no dia 14, no qual puderam trazer suas primeiras percepções e opiniões sobre os temas que seriam abordados no dia seguinte.

“Queremos contribuir com a perenidade dos legados nas comunidades e, consequentemente, com a sua sustentabilidade. E acreditamos que uma atuação cada vez mais colaborativa entre os diversos atores seja um caminho importante a ser percorrido para alcançarmos esse desafio”, afirma Cecília Galvani, diretora-executiva do ILG.

E (120)

ATIVIDADES Em dois dias de intensas trocas, foram realizadas atividades que levaram os participantes a olhar de diversas perspectivas para aspectos fundamentais sobre o desenvolvimento nessas comunidades: diálogo e colaboração; avaliação, metodologia e indicadores; alinhamento entre atores; sustentabilidade; e políticas públicas.

No primeiro dia, um trabalho de acolhimento e expressão da identidade das lideranças comunitárias e dos agentes locais criou uma atmosfera de confiança, uma visão comum e um olhar cuidadoso para os seus territórios.

No segundo dia, as lideranças comunitárias tornaram-se anfitriãs e receberam os representantes de fundações, institutos, empresas, entre outros, que vieram se juntar ao grupo. Em conjunto, todos se aprofundaram nas diversas dimensões que permeiam o trabalho de desenvolvimento comunitário – desenvolvimento de potenciais, de pessoas e do território.

Lina Galvani_foto Sara De Santis_156

RESULTADOS Os dois dias de encontro permitiram a integração entre os diversos atores, cada qual aportando o seu saber, sendo respeitadas as singularidades de suas contribuições e observadas as semelhanças, as aproximações e convergências do trabalho que realizam.

Além disso, houve um avanço na construção de uma visão comum do que desejam para as comunidades e ampliou-se a percepção da importância dos trabalhos colaborativos para que haja engajamento, compromisso e transformações sociais efetivas.

Alguns temas foram trazidos, discutidos e acabaram ganhando destaque como: o papel estruturante do poder público no processo de desenvolvimento e a clareza da necessidade de aproximação com esse tão importante ator, apesar das dificuldades inerentes a este processo; o desafio de lidar com os conflitos de modo a integrá-los e explorá-los como chaves de aprendizagem, ao invés de suprimi-los e/ou evita-lo; o respeito e a aceitação da diversidade antagônicos à necessidade de se chegar a um consenso; a importância de se investir na formação de lideranças com visão colaborativa e na “educação para a cidadania”; e o olhar para a crise nacional como capaz de estimular a colaboração e desenvolver em nós capacidades adormecidas.

Para que o diálogo entre essa rede que foi formada no encontro seja continuado, foi proposta a criação de uma plataforma online e participativa, que deverá ser desenvolvida em breve.

Lina Galvani_foto Sara De Santis_116

CONHECIMENTO COMPARTILHADO O encontro também foi palco para o lançamento da publicação Olhares sobre desenvolvimento comunitário – 10 perspectivas do impacto gerado por grandes empreendimentos (confira a reportagem), fruto das principais discussões que surgiram na primeira edição do evento.

Além disso, foi criado um documento coletivo que traz as principais vozes, ideias, aprendizados e resultados dos dois dias de evento, podendo ser acessado aqui.

Acesse o Facebook do ILG para ver mais fotos do evento.

Lina Galvani_foto Sara De Santis_173